Curso de Teologia 2020

Temas do curso:

Escatologia – Frei Gledson

Escatologia é o estudo sobre os “últimos acontecimentos”. A palavra vem do grego eschatón (= último). Se refere ao término da história da salvação. Sem isto não compreendemos a vida da Igreja. Os romanos diziam: “em tudo que faças, considera o fim, pois é o fim que dita o itinerário a percorrer”.

Pastoral Catequética – Ir. Eliene

A catequese é, em primeiro lugar, uma ação eclesial: a Igreja transmite a fé que ela mesma vive e o catequista é um porta-voz da comunidade e não de uma doutrina pessoal (cf. CR, n. 145). Ela transmite o tesouro da fé (traditio) que, uma vez recebido, vivido e crescido no coração do catequizando, enriquece a própria Igreja (redditio). Ela, ao transmitir a fé, gera filhos pela ação do Espírito Santo e os educa maternalmente (cf. DGC, n. 78-79). A catequese faz parte do Ministério da Palavra e do profetismo eclesial. O catequista é um autêntico profeta, pois pronuncia a Palavra de Deus, na força do Espírito Santo. Fiel à pedagogia divina, a catequese ilumina e revela o sentido da vida.

Eclesiologia – Padre Alexandre

Este curso tenciona responder a uma necessidade muito viva de nossa população, sacudida pelo surgimento de várias correntes religiosas que se denominam “Igreja” com os mais diversos títulos.
Neste curso vamos aprofundar o conceito de Igreja como Jesus Cristo a fundou e a entregou aos Apóstolos.

Fundamentação Bíblica – Padre Alexandre

a) Creio na Igreja – introdução

b) O Povo de Deus na Antiga Aliança

c) O Reino de Deus – Evangelhos Sinóticos